O cuidado com os pelos dos cavalos:

Como cuidar de cavalos:

07/10/2022 às 11:22 | Por: Fonte: Vedovati

(Foto: Divulgação)

Existem alguns cuidados e procedimentos básicos essenciais para que o pelo do seu animal possa estar em boas condições de higiene e beleza.
Escolha um local bem iluminado e arejado para cuidar do cavalo. É um momento de grande importância entre cavaleiro e animal, e que irá estreitar a relação de confiança entre ambos.
A escovagem é um dos procedimentos principais para que o pelo fique sempre brilhante e possa ser renovado. Se seu cavalo fica no estábulo, você precisará tratá-lo diariamente para manter seu revestimento saudável. Você terá de desembaraçar a sua crina e rabo, e gentilmente tirar qualquer carrapicho que possa ter se formado. Comece com uma escova mais grossa, e finalize com uma mais leve. Seja cuidadoso e use uma escova mais leve na cabeça do cavalo e nas áreas ósseas das pernas. Penteie a crina usando um pente plástico com dentes largos. Certifique-se de desembaraçar onde for necessário com seus dedos. Evite puxar as partes embaraçadas, pois isso afina e encurta o rabo e a crina do cavalo.
Banhe o seu cavalo em dias quentes. É aconselhável o uso de sabão neutro, embora existam tipos de shampoos específicos e com melhores resultados. Com a água, o óleo na pele do seu cavalo é removido durante o banho. Você terá de banhá-lo quando não estiver chovendo. Os banhos são indicados sempre que possível, sobretudo depois que o animal percorrer certas distâncias, para limpar o seu suor e melhorar o aspecto visual.
Há produtos muito bons, a base de biotina e metionina, que podem ser passados no pelo para ajudar a fortalecê-los. Existem ainda medicamentos específicos à base de vitaminas e que podem também contribuir para torna-los mais brilhantes e sedosos. Os cuidados com os pelos dos animais podem ser mais extensos e detalhados, de acordo com o grau de cuidado de cada dono. Há inclusive muitos cursos sobre o assunto no Brasil.

Academia de Hipismo e Centro de Equoterapia, vem revelando amazonas e cavaleiros.

REDES SOCIAIS